quinta-feira, 4 de junho de 2009

Dicas para uma alimentação saudável


Os seres humanos interferem na harmonia ecológica da Terra cada vez mais e ninguém se salva pois cada um de nós tem alguma parcela de responsabilidade. Cabe-nos encontrar o caminho de nossas origens e acreditar que só a natureza pode nos oferecer o Tesouro infinito, o equilíbrio que tanto precisamos para viver bem e com saúde.

Por milhares de anos a Natureza vem fornecendo benefícios a saúde dos seres humanos, através das plantas, ervas, frutas e alimentos. Precisamos nos voltar a nossas origens, cujas raízes estão na natureza; em vez disso, destruímos cada vez mais o meio ambiente.

Os hábitos consumistas não permitem refletir; e cada vez mais nos afastamos de nossa verdadeira origem. Já está na hora de mudarmos nosso pensamento, só assim poderemos salvar a Terra e a nós mesmo.

Nos primórdios dos tempos, já existiam ensinamentos práticos para aproveitar-se as forças da natureza em benefício da saúde. A rainha Cleópatra é conhecida até hoje por sua rara beleza. Ela e muitas outras cultivavam segredos de beleza vindo da natureza. Os famosos cosméticos das rainhas egípcias eram manipulados com essências de flores e folhas, mel, raiz de ginseng, malvas, gengibre e hibiscos que exalavam seus perfumes por longo tempo.

Temos conhecimentos dos banhos de imersão com leite de burra mas também com flores e ervas aromáticas. Para a beleza do rosto colocavam na pele poupa de frutas e o sumo das frutas e folhas.

Então podemos acreditar que por milhares de anos, quase que exclusivamente, ervas, frutas, flores e especiarias eram conhecidas como os fornecedores da boa saúde física e mental. A essência de uma vida saudável.

Vamos para alguns exemplos:

O ginseng - esta raiz é usada com o maior respeito há mais de 5.000 anos, devido a sua propriedade rejuvenecedora e revitalizante.

A banana - a milhares de anos foi classificada como a fruta mágica dos deuses. Ela seria o segredo da saúde e juventude prolongada.

O mel - era levado a altares e oferecido aos deuses porque era considerado o remédio natural. Pelos registros arqueológicos sabemos que os nossos antepassados há quase 10.000 anos já tinham conhecimentos das propriedades de muitas ervas e alimentos.

Hoje já é comprovado cientificamente os benefícios da clorofila. Ela dá o frescor e a aparência jovial no rosto.

Os nutrientes como: vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras e minerais juntamente com a luz do sol, o oxigênio e a água desempenham um importante papel na manutenção da saúde de nosso corpo.



Para vivermos uma vida equilibrada, ativa e bem sucedida e imprescindível ter amor próprio, amor incondicional, ser paciente, ter bom humor, fé, coragem e uma alimentação absolutamente saudável e pelo menos 90% natural.

Quanto mais conhecimentos temos sobre uma alimentação saudável, mais capazes seremos de escolher o que comer.

Uma alimentação saudável e equilibrada natural e balanceada, nos ajuda a ter boa saúde, energia, proporcionando-nos bem estar.

Nós somos o que comemos

No decorrer do tempo o homem veio a descobrir que as frutas encerram não só um grande valor nutritivo como também fitoterápico.

Nossos antepassados adotaram sistemas de tratamentos que nos e de valioso legado.

Ai vem: A Maloterapia que é o tratamento através da maçã

A Citroterapia que é o tratamento pelas frutas cítricas

A Ampeloterapia que é o tratamento pela uva.

As propriedades nutricionais são hoje universalmente reconhecidas e apreciadas por todos.




As crianças e as frutas

Nenhuma mãe deve ignorar a necessidade de dar suco de frutas aos bebês, pois fortalece o organismo infantil, são ricos em sais minerais, vitaminas C e outras vitaminas.

A exemplo disso podemos citar a laranja, o limão, caju e tomate que são ricos em vitamina C.

A maçã, a banana prata e laranja lima são ótimas frutas para bebês, pois trabalham melhor a digestão e beneficia o organismo com suas vitaminas.

As crianças maiores devem também comer a papa das frutas pois aproveitam a celulose que estimula os movimentos intestinais.

O valor fitoterapico de algumas frutas

Abacate- anti-reumática, carminativa, digestiva e laxativa

Amêndoa - enfermidades pulmonares e vias urinárias

Abacaxi - germicida, oxidante forte, hepático, afecções da garganta

Banana - calmante, anti-diarréia, anti-anêmica e cicatrizante
Caqui - afeções do fígado, catarmos na bexiga, anemias e problemas estomacais.

Coco - Calmante, vermífugo, inflamações intestinais

Figo - laxante, emoliente

Jabuticaba - aperiente, anti-anêmica, inflamações intestinais

Manga - Anticatarral, depurativa, digestiva

Morango - Diurético, anti-reumático, depurativo do fígado

Pitanga - febrífugas, refrescante, tônica

Uva - Vitalizante, anti-reumática, depurativa, diurética, tônica

Frutas ácidas devem estar frescas e naturalmente maduras

Em tempos remotos já se conhecia a grande importância das frutas, mas agora com esmero é comprovado que a dietoterapia está incluindo as frutas no seu tratamento terapêutico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário